ECODESIGN: FRANK GEHRY


Frank Gehry: Importante arquiteto canadense e um dos precursores na arte de confeccionar móveis em papelão.
A série Easy Edges foi desenhada e produzida em 1972. São 14 móveis de papelão ondulado, notáveis tanto pelo desenho curvo como pelo material utilizado.
O processo construtivo de Gehry se baseia em duas técnicas de tratar o papelão: a primeira por unir as laminas por meio de parafusos embutidos e a segunda por colagem de volumes predeterminados unidos para criar uma forma de uso.

Sim, é possível que um material tão desvalorizado se torne um móvel fascinante, e é isso que veremos neste e em outros posts da categoria EcoDesign. Confiram alguns móveis da série:

Wiggle Stools, 1972 | Wigle Side Chair, 1972
Cardboard Chair, 1969-72
Nesting Chairs, 1972
The Bubbles Lounge Chair, 1987
Easy Edges Side Chairs, 1970-72
Easy Edges Body Contour Rocker, 1971
O mais interessante do mobiliário sustentável é o uso de um ciclo que é infinito, onde após o produto ser criado, existam outras formas de uso e reuso daquele produto depois do fim de sua vida útil, possibilitando seu retorno ao ciclo, de modo a torná-lo o mais rotativo possível. Em breve farei um post explicando a importância do Design Sustentável e a diferença entre o mesmo e EcoDesign, pois o EcoDesign faz parte do Design Sustentável, sua metodologia e seus conceitos respondem as necessidades quando o assunto é o meio ambiente, porém não inclui os aspectos sociais envolvidos.
O que acharam? Usariam um móvel de papelão em casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *